Tufão "Wipha" aproxima-se do Japão e da central de Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 15 out (Lusa) -- Um forte tufão está a aproximar-se da costa japonesa esta terça-feira e deverá, mantendo a mesma direção, atingir a central nuclear de Fukushima, revelaram as autoridades meteorológicas do país.

O tufão "Wipha", com ventos perto do centro de 144 quilómetros por hora, está no sul do Pacífico deslocando-se a 20 quilómetros por hora para norte e deverá atingir a área metropolitana de Tóquio no início de quarta-feira.

No final do dia de quarta-feira, a tempestade deverá atingir a zona nordeste do Japão ao largo da costa de Fukushima.

Após a emissão de um alerta para ventos fortes e chuvas intensas, a Tokyo Eletric Power (TEPCO), operadora da central, disse que estava a preparar o complexo para os efeitos da tempestade.

As preocupações com a central nuclear prendem-se com a segurança de cabos e mangueiras quando nas últimas semanas foram revelados vários casos de derrame de água contaminada para o oceano devido a problemas em tanques de armazenamento de água contaminada utilizada no arrefecimento dos reatores da central, danificada após o sismo e tsunami de 11 de março de 2011.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.