Novo presidente de Bragança promete apoiar famílias em "tempestade de adversidades"

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 14 out (Lusa) -- O novo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, elegeu hoje como uma das prioridades para os próximos quatro anos o apoio às famílias penalizadas e sem recursos para resistir à "tempestade de adversidades" da crise.

Hernâni Dias tomou hoje posse reiterando o programa que apresentou durante a campanha eleitoral e que assenta em três eixos: desenvolvimento económico, regeneração urbana e políticas sociais.

"Estaremos na linha da frente a apoiar as famílias mais afetadas pela pobreza e pela exclusão e a defender os mais fracos, os mais vulneráveis, os mais débeis das consequências sociais que a crise instalada ainda penaliza mais, não conseguindo resistir à tempestade de adversidades com que se confrontam no seu dia-a-dia", declarou.

O social-democrata quer que a solidariedade social seja "uma luta conjunta" e conta com o apoio das diferentes instituições do concelho para esta tarefa.

A segunda prioridade do novo autarca passa pelo desenvolvimento económico, com a promessa de redução de impostos e taxas municipais para as empresas, nomeadamente as que venham a instalar-se nos novos lotes da ampliada zona industrial da cidade.

Anunciou ainda que vai criar o Gabinete de Apoio à Criação de Emprego, especialmente direcionado para o emprego jovem, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O novo presidente da Câmara da capital de distrito promete também uma atenção especial aos projetos direcionados para o turismo e impulsionar a criação de "uma marca para a cidade de Bragança".

A regeneração urbana foi outra das apostas enunciadas, com especial enfoque no centro histórico da cidade, para onde promete "incentivos dirigidos a promotores de projetos nas áreas da restauração, da hotelaria ou do turismo".

Para concretizar o seu programa nos próximos quatro anos, Hernâni Dias conta sobretudo com fundos comunitários do novo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).

Hernâni Dias, vereador do executivo que agora cessou funções, foi eleito com mais de 47% dos votos.

O PSD elegeu quatro vereadores, o PS dois e o independente Humberto Rocha voltou a conquistar um lugar, nas eleições de 29 de setembro.

No discurso da tomada de posse, o novo autarca começou com uma saudação "super-especial ao timoneiro dos destinos de Bragança nos últimos 16 anos", o social-democrata Jorge Nunes.

Prometeu que tudo fará para que o mandato que agora inicia honre a "obra gigantesca" do antecessor.

HFI // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".