CIP pede a Juncker que evite medidas "injustificadas" que comprometam recuperação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mai (Lusa) -- O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, escreveu ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelando-lhe para que evite medidas "politicamente injustificadas" que poriam em risco a recuperação económica de Portugal.

A carta endereçada a Juncker e aos membros do Colégio de Comissários surge na véspera "de decisões cruciais" de Bruxelas, nomeadamente as recomendações específicas para Portugal que poderão incluir sanções no âmbito do procedimento de défice excessivo.

O presidente da CIP defende, na missiva, a implementação de reformas estruturais, mas sublinha que "devido aos atuais constrangimentos políticos e constitucionais" a pressão para reduzir o défice rapidamente e as exigências de medidas adicionais por parte da Comissão Europeia -- ou, pior ainda, a imposição de sanções -- só poderão levar a novas subidas de impostos.

"Isto poderia causar também instabilidade política que iria prejudicar irreversivelmente a recuperação económica", acrescenta.

António Saraiva admite que os resultados do ano anterior e as previsões quanto ao défice estrutural para este ano "não são satisfatórios", mas salienta que seguir "cegamente regras que se baseiam num indicador tão controverso pode ter efeitos perversos em termos políticos, económicos e sociais".

Na carta, o responsável da CIP reconhece ainda que os elevados níveis do défice e da dívida podem ser prejudiciais para o crescimento económico, mas lembra que a consolidação orçamental por si só não promove o crescimento, defendendo "alguma flexibilidade", acompanhada de investimento e reformas estruturais que melhorem a competitividade.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.