Metro de Lisboa mantém serviços mínimos face a manutenção do pré-aviso de greve

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- O Metropolitano de Lisboa anunciou hoje que, como os sindicatos não retiraram o pré-aviso de greve para terça-feira e acabaram por comunicar à empresa "a mera suspensão da mesma", vai manter os serviços mínimos.

A transportadora afirmou, em comunicado, que a suspensão, nos termos em que foi comunicada, "implicará o cumprimento por parte do Metropolitano" da decisão do Tribunal Arbitral que definiu os serviços mínimos.

Assim, a empresa assume que entre as 07:30 e as 22:00 estará assegurada a circulação de pelo menos 25% das composições em todas as linhas e estações. "Caso um número significativo de trabalhadores não venha a aderir à greve, o Metropolitano espera operar muito próximo da normalidade", referiu.

Durante o período em causa, caso se justifique, a rodoviária Carris reforçará algumas das carreiras de autocarros coincidentes com os eixos servidos pelas linhas do Metro.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) suspendeu hoje a paralisação convocada para terça-feira e substituiu-a por "um dia de luto".

"Os trabalhadores decidiram suspender a luta de amanhã [terça-feira], transformando-a num dia de luto e remeter para a reunião do setor dos transportes, no dia 16, a nossa proposta de intensificar a luta pela via da greve", disse a representante sindical Anabela Carvalheira à Lusa.

No entanto, disse, o pré-aviso de greve não foi retirado, pelo que "quem quiser fazer greve pode fazer". Já quem for trabalhar deve "usar um símbolo negro durante o dia de trabalho".

Esta decisão surge na sequência de o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) ter decretado serviços mínimos para a greve de terça-feira e que, segundo o sindicato, obrigam muitos trabalhadores a irem trabalhar.

Os trabalhadores do Metro contestam os "cortes brutais dos salários, os aumentos brutais dos impostos, a degradação das condições de trabalho e das estações e a concessão da empresa a privados".

AH (MCL) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".