Marcelo pede inteligência e compreensão às autoridades europeias

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 mai (Lusa) - O Presidente da República pediu hoje às autoridades europeias que aliem "inteligência, competência, rigor à compreensão dos factos" e se baseiem "na correta avaliação das diversas economias", no final de um discurso sobre o sistema financeiro.

"Como europeísta convicto, tal como a maioria esmagadora dos portugueses, nada mais relevante do que esperar das autoridades europeias, das instituições europeias, que sejam capazes de aliar inteligência, competência, rigor à compreensão dos factos e ao equilíbrio subtil na sua apreciação", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado deixou este apelo sem o associar diretamente a nenhum tema específico, após ter falado no mecanismo europeu de resolução bancária, na conferência "O presente e o futuro do setor bancário", num hotel de Lisboa, numa intervenção em que também se referiu à apreciação do défice de 2015.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que, "como Presidente da República que teve e tem de tomar decisões de peso quanto a legislação largamente ligada ao quadro europeu, nada é mais desejável do que o não ter de equacionar eventuais conflitos entre interesses comunitários e o interesse nacional, até porque a grande razão de ser da opção europeia de Portugal foi e é precisamente o interesse nacional".

"Em suma, respeito convicto dos compromissos europeus assumidos. Mas, do mesmo modo, noção de que a afirmação da Europa, com o sucesso que nós europeístas desejamos, implica soluções sensatas, até porque baseadas na correta avaliação das diversas economias e sociedades que integram esse grande projeto de paz, de segurança, de desenvolvimento e de solidariedade social", concluiu.

Imediatamente antes, o Presidente da República disse que ouviu "com especial atenção a intervenção respeitante ao mecanismo de resolução" e considerou que se trata de "uma realidade nova", que "supõe um plano europeu e um plano nacional, complementares" e "exige um 'fine tuning' altamente sensível na sua aplicação, como tudo o que é novo e está a ser testado pela primeira vez".

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.