Godinho 'anda a extrair' areia de áreas protegidas

Godinho 'anda a extrair' areia de áreas protegidas
| Norte
Porto Canal (VYP)

Empresas pertencentes ou ligadas a Manuel Godinho, sucateiro condenado no processo Face Oculta, estão, segundo avança o JN, a extrair areia de forma ilegal numa reserva ecológica, na Quinta dos Ananases, em Ovar

Desde 2002 que empresas de Manuel Godinho estão a extrair areia fina da Quinta dos Ananases, na Reserva Ecológica Nacional, sem ter licença para a atividade. Apesar da Câmara Municipal de Ovar (CM Ovar) ter multado as empresas dez vezes entre 2002 e 2008, das quais apenas cinco foram pagas, a extração de areia e posterior comercialização continuam.

Segundo o JN, que avança a notícia, a areia depois de extraída é transportada para a empresa O2, ligada ao sucateiro Godinho, e é comercializada de forma “aparentemente legal”. A GNR, mais concretamente o Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA), elaboraram autos e enviaram às autoridades competentes. A CM Ovar, por sua vez, terá enviado mais de onze queixas ao Ministério Público por suspeitas de crimes de poluição e danos ambientais, entre os quais, o depósito de lixo nos buracos deixados após as extrações de inertes (areia fina).

Depois de estarem anos nos tribunais, as empresas foram absolvidas em 2015. Os processos foram remetidos à CM Ovar que ficou encarregue da contraordenação.

Ao JN, uma fonte oficial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) revelou que a tem feito, juntamente com a GNR e a CM Ovar, ações de fiscalização desde 2010. Detectaram, a partir dessas ações, irregularidades. “Extração ilegal de inertes e depósito de resíduos de construção e demolição em área de Reserva Agrícola Natural”, foram algumas das infrações.

Assim, a CCDRC obrigou a empresa de Godinho a retirar o lixo e reflorestar a zona. Ordens que não foram cumpridas e levaram a Comissão a multar a empresa. Por incumprimento de ordem foi aplicada uma multa de dois mil euros e, por extração ilegal de areia fina (inertes) uma multa de 1870 euros. A empresa em causa pediu para pagar as coimas em prestações. Da primeira pagou três das quatro prestações, da segunda não pagou nada. A falta de pagamento faz com que a CCDRC vá remeter as dívidas para tribunal que deverá notificar a empresa. Caso o pagamento não seja efetuado deverá ter início o processo de penhora.

O presidente da CM Ovar, Salvador Malheiro, emitiu já um despacho para que, de forma preventiva, as máquina de exploração sejam retiradas da reserva e a exploração seja fechada durante um ano.

Manuel Miranda é o único areeiro legal em Aveiro e perdeu vários clientes para as empresas de Godinho. O concorrente do sucateiro tem vindo a queixar-se ao longo dos anos.

A Quinta dos Ananases, situada em zona protegida, é propriedade da Manuel J. Godinho S.A.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.