Portugal tem de manter ritmo das reformas e consolidação orçamental - Eurogrupo

| Economia
Porto Canal / Agências

Luxemburgo, 14 out (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo disse hoje, no Luxemburgo, que a saída de Portugal do programa de assistência será discutida no primeiro trimestre de 2014, mas advertiu que, entretanto, o país deve manter o ritmo das reformas e de consolidação orçamental.

"O Eurogrupo vai discutir a estratégia de saída de Portugal (do seu programa) no primeiro trimestre de 2014, mas, entretanto, o ritmo das reformas e da consolidação orçamental deve ser mantido. Foi essa a mensagem que transmitimos hoje à nossa colega portuguesa (a ministra Maria Luís Albuquerque), ao fazer o balanço da fusão das oitava e nona revisões, concluídas há duas semanas", disse Jeroen Dijsselbloem, no final de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro.

O presidente do Eurogrupo comentou ainda que "as reformas em Portugal estão a começar a produzir frutos, a competitividade melhora, a economia reequilibra-se", no sentido de um crescimento sustentado nas exportações, mas sublinhou que "subsistem vários desafios", tais como reformar o sistema legal e o sistema educativo, assim como aumentar a base das exportações portuguesas.

ACC/ATF // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.