João Rendeiro e dois ex-administradores vão ser julgados por burla no caso BPP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (lusa) - O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, e os ex-administradores Fezas Vital e Paul Guichard vão ser julgados por burla qualificada, por decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), disse à Lusa fonte judicial.

A fonte adiantou que o juiz do TCIC confirmou na íntegra a acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, num processo em que os queixosos são antigos clientes do BPP que subscreveram produtos de retorno absoluto.

Este produto prometia rentabilidades garantidas na maturidade, mas com o colapso financeiro do BPP, no final de 2008, a instituição não cumpriu o estipulado com os clientes.

A fonte indicou também que está em investigação um outro processo "importante" do BPP, relacionado com a primeira intervenção no banco e que incide sobre vários aspetos ligados à gestão, aos clientes e ao fisco. Neste processo existem indícios da prática de crimes económico-financeiros.

Entretanto, uma nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), a propósito do despacho de pronúncia hoje proferido pelo TCIC, recorda que a acusação foi deduzida a 08 de Fevereiro deste ano, encerrando "um dos processos que integram o chamado Caso BPP".

"Neste processo, foi deduzida acusação contra três ex-administradores do BPP, pela prática em co-autoria de um crime de burla qualificada, relativamente a uma operação realizada em 2008 no veículo de investimento "Privado Financeiras", precisa a PGDL.

FC/DN // CC.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.