Presidente reeleito de Matosinhos atribui pelouro a CDU sem coligação

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 14 out (Lusa) - O presidente reeleito da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, atribuiu o pelouro da mobilidade e transportes ao vereador eleito pela CDU, garantindo que não se trata de uma coligação pós-eleitoral mas sim de uma "convergência de trabalho".

Guilherme Pinto, que concorreu como independente contra o seu antigo partido, o PS, venceu as eleições do passado dia 29 de setembro com maioria absoluta - elegendo seis vereadores - pondo fim a um bastião socialista com 37 anos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia - cujo novo executivo reuniu hoje pela primeira vez - justificou a atribuição da mobilidade e transportes ao vereador comunista, José Pedro Rodrigues, pelo facto de a CDU "ter manifestado uma postura construtiva" e de Matosinhos ter de ser uma "pluralidade".

Garantindo que não se trata de uma coligação pós-eleitoral com a CDU, Guilherme Pinto afirma que o acordo "não tem a ver com o reforço da maioria mas sim com a disponibilidade para trabalhar".

"É uma perspetiva de explorar mais as convergências do que as divergências", sintetizou, enfatizando a convergência "apenas de trabalho".

Sobre o novo executivo, o autarca explicou que quis fazer uma "mescla entre a continuidade e o sangue novo", que traz um olhar diferente sobre o concelho.

Relativamente à atribuição dos restantes pelouros Eduardo Pinheiro - número dois da lista - ficou com as Finanças, Atividades Económicas, Modernização Administrativa e Regeneração Urbana.

Já o Ambiente, Urbanismo e Planeamento e Polícia Municipal ficaram com Joana Felício, enquanto Fernando Rocha fica responsável pela Cultura, Turismo, Património, Relações Públicas e Contraordenações.

Correia Pinto mantém a Educação, tendo ainda a tutela dos Recursos Humanos, Conservação do Espaço Público e Qualidade 100%.

A nova vereadora Lurdes Queirós assume a Ação Social, Proteção Civil e Juventude.

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".