Cinco pessoas feridas em esfaqueamento em escola de Massamá, Sintra

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, 14 Out (Lusa) - Cinco pessoas foram feridas por um aluno numa escola de Massamá, em Sintra, sendo que duas delas, esfaquedas pelo jovem, foram encaminhadas para hospitais da Grande Lisboa, disseram hoje à agência Lusa fontes de socorro.

Uma funcionária de 40 anos da Escola Secundária Stuart de Carvalhais, em Massamá, foi esfaqueada no pescoço e transportada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), mas "sem apresentar grandes cuidados", disse fonte policial.

Um jovem de 16 anos, também esfaqueado, foi transportado para o Hospital de Santa Maria. Mais três jovens, igualmente alunos da escola, sofreram escoriações ligeiras e foram auxiliados pelo INEM no local.

Segundo fonte policial, o jovem suspeito terá feito explodir um explosivo 'very light' num dos pavilhões da escola, provocando a saída dos alunos das aulas. À medida que os alunos saíam, o suspeito "ia esfaqueando indiscriminadamente os jovens", contou à Lusa um aluno.

"Quando a funcionária o tentou parar, ele esfaqueou-a no pescoço e depois desatou a correr. Três alunos foram atrás dele, apanharam-no e viram que na mala ele tinha várias facas", descreveu.

Outra aluna descreveu os momentos "horríveis" vividos dentro das salas de aula: "Ouvimos o rebentar de uma 'bomba' e saímos das aulas porque estávamos a sufocar. Depois vários viram que ele tinha facas".

A mesma aluna disse que o jovem suspeito de ter esfaqueado os colegas era "normal, apesar de ser introvertido".

À porta da escola, pelas 18:00 estavam dezenas de pais e alunos que se deslocaram ao local para tomar conhecimento da situação. A secundária, tal como o aluno suspeito de esfaquear os colegas e a funcionária, "é normal e calma e nunca se teve conhecimento destes casos", disse um dos encarregados de educação.

Às 17:45 encontrava-se ainda no local uma viatura do INEM e vários elementos da PSP.

O caso ocorreu cerca das 16:15 e o aluno suspeito foi conduzido à esquadra de Massamá pela PSP, que o apanhou na rua depois de ter fugido da escola.

Contactada pela Lusa, fonte da escola informou que às 18:00 as aulas ainda decorriam e que o estabelecimento não prevê encerrar na terça-feira.

JYR (SYP) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".