Três norte-americanos galardoados com o Nobel da Economia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Estocolmo, 14 out (Lusa) - Os norte-americanos Robert Shiller, Eugene Fama e Lars Peter Hansen, hoje distinguidos com o Nobel da Economia, pertencem a duas escolas diferentes: os dois últimos são considerados neoclássicos, enquanto Shiller se destacou no estudo comportamental financeiro.

ROBERT SHILLER: tem 67 anos e é o mais conhecido dos vencedores do Nobel da Economia de 2013. Nasceu em Detroit, em 1946, e em 2011 a Bloomberg considerou-o uma das 50 figuras mais influentes do mundo financeiro. Formou-se em Boston no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem estudado o mercado financeiro e o comportamento dos seus vários atores e do público em relação aos mercados. Foi um dos que apontou a bolha especulativa alimentada pelo sistema financeiro no mercado imobiliário dos Estados Unidos que levaria à crise de 2007-2008.

EUGENE FAMA: tem 74 anos, nasceu em Boston e estudou na Universidade de Chicago, considerada uma das grandes escolas económicas neoclássicas e fez a sua carreira docente na mesma universidade. É conhecido como "o pai das finanças modernas" pela sua dedicação à investigação de mercados.

As análises estatísticas que fez mostraram que os preços anteriores são de pouca importância para a previsão da rentabilidade de ativos num futuro imediato.

LARS PETER HANSEN: nasceu em Champaign, Illinois, e tem 61 anos. Estudou na Universidade de Minnesota e desde 1990 é professor na Universidade de Chicago. É reconhecido como um autor de referência em econometria, tendo desenvolvido um modelo estatístico sobre decisões financeiras. Publicou quatro livros, um dos quais com Thomas Sargent, galardoado com o Nobel da Economia em 2011.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.