"Hospital dos Pequeninos" do Porto ajuda crianças a "acabar com medo de ir ao médico"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 14 out (Lusa) - "Desmistificar a ida ao médico" é um dos objetivos do "Hospital dos Pequeninos" uma iniciativa promovida pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que teve início hoje, prolongando-se até sexta-feira, com mais de mil crianças.

"Se te portares mal, vais ao médico e o senhor doutor dá-te uma pica", esta era uma "ameaça" comum feita pelos pais aos mais pequenos quando estes não queriam comer a sopa ou não faziam os trabalhos de casa. Mas hoje a psicologia infantil aconselha abordagens que não incluam o medo às batas brancas.

Assim, os estudantes da FMUP criaram o "Hospital dos Pequeninos", convidando crianças de vários infantários do Norte a trazerem ao Hospital de São João, no Porto, os seus bonecos preferidos para serem tratados.

A bebé da Renata Oliveira estava doente, conforme contou à agência Lusa a menina de cinco anos que frequenta o Externato de Ribadouro. Tinha dores de cabeça. Depois de passar pela triagem a boneca da Renata foi tratada por um estudante de medicina que protagonizou o papel de médico e deu conselhos à "mãe" da paciente. "Deve-se comer comida saudável como legumes", foi a conclusão tirada pela menina.

Já a Frederica, uma boneca "filha" da Mariana Ferreira, de cinco anos, tinha "um braço partido ao andar na trotineta". No "consultório" dedicado a "acidentes" teve de pôr um penso e ficou "logo melhor", conforme contou a menina prometendo "ter muito cuidado" com as brincadeiras em casa.

Para curar as dores de cabeça de uma outra boneca, outra aluna do Externato do Ribadouro, a Frederica Marques, foi aconselhada a dar xarope à sua bebé, solução que a menina até já conhecia: "Tenho dores de barriga às vezes e também tomo xarope. Já não tenho medo dos médicos", disse a menina de cinco anos.

De hoje até sexta-feira são esperadas no "Hospital dos Pequeninos" cerca de mil crianças com idades entre os três e os seis anos. Mais de duas centenas de estudantes de medicina participam nesta iniciativa que pretende "acabar com o medo de ir ao médico" através de um discurso adaptado a estas idades.

"Transmitir às crianças de que o hospital serve para ajudar não é um sítio para ter medo é a mensagem", explicou à Lusa um membro do Departamento de Saúde Pública e Reprodutiva da Associação de Estudantes da FMUP, Salomão Fernandes, que hoje também se vestiu de médico e "a brincar".

E esta mensagem agrada aos educadores que acompanham os "papás" e "mamãs" de palmo e meio. "As crianças precisam de desmistificar a ida ao médico. Precisam de perceber a importância da ida ao dentista, ao otorrino, ao oftalmologista e não só quando estão doentes. Ficaram muito entusiasmados e sentiram-se importantes. Sentiram-se muito crescidos", defendeu uma professora do 1.º ciclo no Externato Ribadouro, Teresa Lima.

A "viagem" no "Hospital dos Pequeninos" começava com uma ida à triagem com os bonecos, peluches e até super-heróis "doentes", passando depois para o bloco operatório, análises clínicas, consultório de olhos e ouvidos, nutricionista e dentista.

Feito o diagnóstico às dores de barriga, quedas de bicicleta ou ferimentos a jogar à bola, que foram as principais causas de doença apresentadas pelas crianças, os bonecos receberam tratamento e uma receita para levantar os remédios na farmácia: "um lanche nutricionalmente equilibrado".

Pelo meio, num ambiente muito colorido, os mais pequeninos puderam, ainda, fazer desenhos e ouvir histórias.

PYT/ACYS // JGJ

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.