Sindicato suspende greve no Metropolitano de Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) suspendeu hoje a paralisação convocada para terça-feira para o Metropolitano de Lisboa e substituiu-a por "um dia de luto", mas não retirou o pré-aviso de greve.

"Os trabalhadores decidiram suspender a luta de amanhã (terça-feira), transformando-a num dia de luto e remeter para a reunião do setor dos transportes, no dia 16, a nossa proposta de intensificar a luta pela via da greve", disse Anabela Carvalheira à Lusa.

No entanto, a sindicalista disse que não foi retirado o pré-aviso de greve, pelo que "quem quiser fazer greve, pode fazer".

Quem for trabalhar, deve "usar um símbolo negro durante o dia de trabalho".

Esta decisão surge na sequência de o Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) ter decretado serviços mínimos para a greve marcada para terça-feira e que, segundo o sindicato, obrigam muitos trabalhadores a prestarem serviço.

Segundo Anabela Carvalheira, está a impedir-se que "muitos trabalhadores exerçam o direito à greve".

"A jurisprudência sempre considerou que serviços mínimos põem em causa a segurança dos trabalhadores e dos passageiros e tiram o direito à greve. O Conselho foi contrário a esta jurisprudência", lamentou hoje de manhã a sindicalista, numa conferência de imprensa.

Os trabalhadores do Metro contestam os "cortes brutais dos salários, os aumentos brutais dos impostos, a degradação das condições de trabalho e das estações e a concessão da empresa a privados".

MCL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão.