CDU questiona Governo sobre eventual fecho da esquadra de Cedofeita - Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 14 out (Lusa) - Os deputados comunistas Jorge Machado e Paula Baptista anunciaram hoje que vão questionar o Governo sobre a alternativa ao eventual encerramento da 12.ª Esquadra da PSP/Porto, em Cedofeita, que deverá ocorrer no final deste mês.

Os deputados, eleitos pelo círculo do Porto, pretendem obter explicações do Ministério da Administração Interna sobre a solução que pretende oferecer à população caso a esquadra tenha de sair das atuais instalações.

A PSP vai abandonar aquela artéria da cidade depois de o proprietário do edifício onde está a polícia ter procedido a um aumento da renda.

"Queremos saber se o Governo vai construir ou encontrar instalações alternativas ou se, pelo contrário, pretende tornar este encerramento definitivo", disse Jorge Machado no final de uma reunião no Comando Metropolitano da PSP do Porto para analisar este caso.

O anúncio do eventual encerramento da esquadra de Cedofeita motivou já um abaixo-assinado promovido pelos comerciantes e residentes daquela zona da cidade do Porto, com mais de mil assinaturas.

Os subscritores do abaixo-assinado, que foi enviado no início deste mês ao Governo, manifestam-se "apreensivos" com "o provável aumento da insegurança" naquela rua.

Numa carta enviada ao Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, a que a Lusa teve hoje acesso, os comerciantes e moradores lembram que Cedofeita é "uma das ruas mais visitadas pelos turistas" e que muitos dos residentes são idosos.

"Cedofeita é um belíssimo exemplo do que não deveria acontecer, a esquadra tem péssimas condições por desinvestimento da parte do Ministério que durante década não gastou um cêntimo na manutenção deste edifício", referiu Jorge Machado, considerando que o Governo é "muito diligente a encerrar esquadras e não é diligente a encontrar as respostas necessárias para a PSP".

De acordo com o deputado, outras esquadras da cidade - nomeadamente, as localizadas nas praça Coronel Pacheco, na rua João de Deus e na rua do Paraíso - estão também em risco de fechar.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".