É muito importante que EUA ultrapassem bloqueio orçamental - Olli Rehn

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luxemburgo, 14 out (Lusa) - O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, disse hoje ser "muito importante que os Estados Unidos ultrapassem o bloqueio orçamental" para evitar "consequências dramáticas para a economia real" e a Europa.

"É muito importante que os Estados Unidos ultrapassem este bloqueio, que pode ter consequências potenciais dramáticas para a economia real e também para a recuperação europeia", declarou Olli Rehn, à entrada para uma reunião do Eurogrupo, no Luxemburgo.

No fim da semana passada, também o G20 fez um apelo aos Estados Unidos para "agirem com urgência" no sentido de resolver a crise orçamental que ameaça a economia mundial, assim como o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, e o governador adjunto do banco central chinês, Gang Yi.

Uma parte da administração central norte-americana está paralisada há 11 dias devido à ausência de um orçamento e os Estados Unidos têm ainda de definir o teto da dívida pública até 17 de outubro para evitar o incumprimento nos pagamentos.

O diálogo entre republicanos e democratas no Congresso foi retomado, mas as perspetivas de saída da crise ainda são vagas.

ATF (EO)// MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.