Síria torna-se no 190.º membro da convenção que proíbe armas químicas

Síria torna-se no 190.º membro da convenção que proíbe armas químicas
| Mundo
Porto Canal

A Convenção para a Proibição das Armas Químicas entrou hoje em vigor na Síria, país onde se encontra uma missão de inspetores internacionais para desmantelar o arsenal do regime do Presidente Bashar al-Assad.

A Síria tornou-se assim no 190.º Estado membro da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

Um porta-voz da OPAQ revelou que a convenção entrou em vigor às 07:00 horas locais (05:00 horas de Lisboa), adiantando que o dia de hoje marca a adesão formal da Síria à convenção, embora esta já tenha começado a ser aplicada tecnicamente nas últimas semanas.

A mesma fonte lembrou que foi o regime de Damasco que solicitou a adesão à OPAQ, tendo pedido que fossem acelerados os trâmites para a sua efetivação.

A missão de especialistas chegou ao território sírio no passado dia 01 de outubro para verificar e destruir as armas químicas em poder do regime do Presidente Bashar al-Assad.

A equipa começou a desmantelar o arsenal e já visitou vinte lugares de armazenamento na Síria.

A Convenção para a Destruição de Armas Químicas estabelece que os seus estados-membros são responsáveis pela segurança dos investigadores da OPAQ, bem como pelos custos da destruição do armamento.

O desmantelamento do arsenal químico da Síria decorre no âmbito do acordo alcançado, em setembro, entre Moscovo e Washington para evitar uma intervenção militar norte-americana na Síria.

A hipótese de uma intervenção norte-americana esteve em cima da mesa após o ataque com armas químicas do passado dia 21 de agosto num bairro da periferia de Damasco, que causou mais de mil mortos.

Sexta-feira, o Comité Nobel atribuiu à OPAQ o prémio Nobel da Paz de 2013 pelos seus "grandes esforços para eliminar" os arsenais químicos e como incentivo à sua ação no conflito na Síria.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.