Galp aumenta produção até Setembro com vendas de gás natural a subirem 34,1%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- A produção da Galp Energia aumentou no terceiro trimestre, com as vendas totais de gás natural a subirem 34,1%, de acordo com os dados preliminares hoje divulgados pela empresa.

Na atividade de exploração, a produção média 'net entitlement' (líquida de custos de exploração) subiu 12,5% entre julho e setembro, para 21,9 mil barris por dia. Face ao segundo trimestre, este indicador subiu 12,8%, segundo o divulgado hoje pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A produção média 'working interest' (produção bruta), por sua vez, foi de 25,8 mil barris de petróleo diários, menos 0,4% face ao período homólogo e superior em 10,3% relativamente ao segundo trimestre.

Ao nível da refinação e distribuição, o crude processado foi de 22,308 milhões de barris de petróleo, representando um aumento de 4,8% face a igual período de 2012, mas uma queda de 0,1% relativamente ao trimestre passado.

As vendas a clientes diretos avançaram 3,4% no terceiro trimestre face ao trimestre homólogo e 2,3% face ao segundo trimestre.

As exportações (para fora da Península Ibérica) recuaram 0,8% em termos homólogos e 25,5% relativamente ao trimestre anterior.

Na área do gás e eletricidade, as vendas totais subiram 34,1% no terceiro trimestre (face ao período homólogo) e 35,3% comparadas aos três meses anteriores, num aumento suportado pelas vendas no segmento de 'trading' que mais do que duplicaram (107,8%) e compensaram a quebra de 2,5% nas vendas a clientes diretos no mercado ibérico.

As vendas de eletricidade à rede, por sua vez, tiveram um aumento homólogo de 57,7%, com o contributo decisivo da Porto Cogeração, a unidade de cogeração da refinaria de Matosinhos.

As margens de refinação de referência ('benchmark') na Europa diminuíram 5 dólares por barril, para 0,5 dólares por unidade, uma descida de 90,6% face ao terceiro trimestre de 2012 e de 77% face ao trimestre anterior.

A Galp Energia deverá publicar os resultados definitivos relativos à atividade do terceiro trimestre de 2013 no dia 28 de outubro.

ICO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.