Bloco de Esquerda acusa Paulo Portas e ministra das Finanças de mentirem

| Política
Porto Canal

A deputada bloquista Mariana Aiveca acusou hoje o vice-primeiro-ministro e a ministra das Finanças de mentirem ao país, considerando que “os cortes nas pensões contributivas alteram as regras do jogo” depois de uma vida de descontos.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, anunciou hoje que a "condição de recurso" para as pensões de sobrevivência será prestada por quem receba pensões acima de 2.000 euros, numa conferência de imprensa realizada enquanto ainda decorria a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, ladeado pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e pelo ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

“Há uma semana o país assistiu a uma encenação de Paulo Portas e de Maria Luís Albuquerque, que disseram que não haveria mais austeridade. Hoje, vimos, pela voz de Paulo Portas e de Maria Luís Albuquerque, com ar circunspecto, que afinal há mais austeridade e afinal vão mesmo cortar nas pensões”, disse a bloquista à Lusa.

Para Mariana Aiveca, “fica claro que Paulo Portas e Maria Luís Albuquerque mentiram quando fizeram essa primeira encenação”, numa alusão à conferência de imprensa a propósito das avaliações da troika, quando a ministra afirmou que o Governo não acordou com a ‘troika’ “quaisquer medidas de contingência” para 2014.

Segundo a deputada bloquista, os “cortes são em pensões do regime contributivo”, que “alteram as regras do jogo, que na prática até já acabou, porque os pensionistas levaram uma vida inteira a descontar para que as suas famílias tivessem esta pensão”.

“São os mesmos pensionistas que já viram as suas rendas aumentarem, que já viram o corte nas suas pensões, que estão a ver a sua vida a ficar impossível, e é um contrato que se rompe ao fim de uma vida inteira de trabalho e com as expectativas que essas famílias deixaram para as suas famílias”, afirmou Mariana Aiveca.

Sublinhando que falta ainda compreender as contas e quem vai ser abrangido pela “condição de recurso”, a deputada do BE referiu que “este Governo continua sem qualquer credibilidade, até porque a Segurança Social neste momento não tem um saldo negativo”.

“O que acertaram com a ‘troika’ é mais austeridade e é essa mentira que têm dificuldade em sustentar”, disse Mariana Aiveca.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.