Exportações chinesas caíram 0,3 % em setembro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, China, 12 out (Lusa) -- As exportações chinesas caíram 0,3 % em setembro face ao mês homólogo do ano passado, enquanto as importações aumentaram 7,4 %, revelam dados hoje divulgados pela Administração-Geral das Alfândegas chinesas.

A ligeira queda das vendas ao exterior em setembro contrasta com os resultados alcançados em agosto, quando as exportações chinesas tinham aumentado 7,2 % face ao mesmo mês de 2012, e surge depois de dois meses consecutivos de elevação das vendas ao estrangeiro e é a segunda queda este ano, depois da que foi registada em junho, de 3,1 %.

Por contraste, as importações aumentaram 7,4 % em setembro face ao mesmo mês do ano passado e em relação aos 7 % registados em agosto, de acordo com os dados oficiais.

Estes números reduzem o excedente comercial da China em 44,7 % para 15.200 milhões de dólares (11.200 milhões de euros) em setembro, face aos 28.520 milhões (21.000 milhões de euros) em agosto.

O governo chinês fixou como objetivo um crescimento das exportações de 8 % este ano, apesar de Pequim ter reconhecido que será difícil alcançá-lo.

A China sentiu no ano passado a debilidade da procura externa, tendo registado um crescimento do comércio externo de apenas 6,2 %, muito abaixo dos objetivos que tinha fixado e dos resultados alcançados nos anos anteriores.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.