Republicanos acusam Obama de intransigência sobre tecto da dívida

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, EUA, 12 out (Lusa) -- Os republicanos no Congresso norte-americano acusaram hoje o Presidente, Barack Obama, de ter recusado a proposta do partido sobre o teto da dívida, endurecendo o tom da discussão ao fim de dois dias.

"Fomos negociar e ele [Obama] não aceitou nenhuma proposta", declarou o representante Darrell Issa, à saída de uma reunião à porta fechada na manhã de hoje.

Entretanto, Barack Obama considerou "um feito positivo" que os republicanos da Câmara de Representantes tenham concordado com a necessidade de evitar a suspensão dos pagamentos, a dias de acontecer, ainda que tenha instado a que se ponha fim o quanto antes à paralisação da administração federal, que já vai no 13.º dia.

Por seu lado, o líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes, Eric Cantor, mostrou-se desapontado com o resultado das conversas entre os dois lados: "Neste momento, espero que o Senado resista e que todos os republicanos falem a uma só voz. Estamos a tentar encontrar uma solução tão depressa quanto possível".

De acordo com o diário Washington Post, o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, afirmou que as negociações entre a liderança do partido e a Casa Branca tinham terminado, na sequência da rejeição de Obama.

O Presidente norte-americano havia acordado na sexta-feira com Boehner continuar a dialogar, mas disse não aceitar a elevação do teto da dívida só por seis semanas.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, indicou que Obama quer um acordo "limpo", que não esteja condicionado à desistência da reforma da Saúde, legislada desde 2010, e a cortes em programas sociais para reduzir o défice.

Carney pediu aos republicanos para "não usarem a [ameaça] da suspensão de pagamentos como arma nas negociações" nem proporem um aumento do limite do endividamento de apenas seis semanas.

TDI (PNE) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.