Documentos do Panamá: Obama quer acabar com empresas offshore nos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 06 mai (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que propôs legislação para acabar com o uso de sociedades ecrã anónimas nos EUA, o que vai ajudar a combater a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro.

Obama instou o Congresso a aprovar rapidamente as suas propostas, como parte de um esforço global que ganhou força com a divulgação dos designados Documentos do Panamá, que expuseram o uso generalizado de empresas fantasmas para esconder património e ativos.

"Nos últimos meses, vimos quão grande o problema da corrupção e da evasão fiscal se tornou em todo o mundo", disse o Presidente dos EUA aos jornalistas.

"Vimos isto com a divulgação dos Documentos do Panamá", adiantou.

"E vimos também o grau em que tanto as práticas legais de evitar pagar impostos, que são injustas e más para a economia, como as ilegais que em alguns casos envolvem atividades criminosas, continuam a existir e a espalhar-se", insistiu.

Na quinta-feira, a Presidência e o Departamento do Tesouro anunciaram novas regras para a indústria financeira, bem como propostas legislativas que visam impedir o uso de empresas fantasmas dentro dos EUA que escondem as identidades dos proprietários beneficiários dos ativos.

"Uma das principais maneiras de as empresas ou os indivíduos ricos evitarem pagar impostos é através da montagem de uma série de empresas fantasmas e dificultar a deteção do fluxo do dinheiro e do cálculo do impostos devido", detalhou.

"Dissemos às instituições financeiras que têm de ter esta informação", afirmou Obama.

Ao mesmo tempo, acrescentou, o congresso tem de mudar a lei e forçar a identificação de todos os verdadeiros proprietários das empresas.

Os Documentos do Panamá, uma quantidade imensa de informação de um gabinete de advogados panamiano, onde se detalha o uso de milhares de empresas 'offshore' para esconder ativos, realçou o facto de vários Estados dos EUA permitirem a criação destas empresas fantasma, tanto por cidadãos norte-americanos como estrangeiros.

RN // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.