"Este é o momento certo para privatizar os CTT" -- Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 out (Lusa) - A privatização dos CTT, cujo modelo foi anunciado na quinta-feira pelo Governo, foi um dos temas mais debatidos na audição parlamentar de hoje do ministro da Economia, que considerou que é a altura ideal para avançar com a operação.

"Este é o momento certo" para privatizar os Correios de Portugal (CTT), afirmou o ministro da Economia, Pires de Lima, realçando que "há uma tendência a nível europeu de privatização deste tipo de serviços".

O governante acrescentou que a operação "pode resultar num bom encaixe para o Estado", considerando que a questão de privatizar, ou não, os serviços postais "é uma questão ideológica", que se escusou a comentar.

Ainda assim, salientou: "Não vejo drama nenhum na privatização dos CTT".

Sobre o recente processo de reestruturação da rede dos CTT, Pires de Lima disse que a mesma resultou na "redução de 40 postos de atendimento" e na deslocalização dos trabalhadores que estavam nesses postos para outras estações.

Antes, durante a sua audição na comissão de economia e obras públicas, Pires de Lima já tinha avançado aos deputados que a Operação Pública de Venda (OPV) dos Correios de Portugal (CTT) decorrerá ainda este ano, até ao final da primeira semana de dezembro.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira as condições da Oferta Pública de Venda (OPV) e o caderno de encargos da venda direta institucional dos CTT - Correios de Portugal.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, a Parpública fica autorizada a alienar um número de ações representativas de uma percentagem de "até 70% do capital social" dos CTT.

Esta venda será feita através da realização das seguintes operações: OPV no mercado nacional e "venda direta a um conjunto de instituições financeiras, que ficam obrigadas a proceder à subsequente dispersão das ações nos mercados de capitais".

Do conjunto de ações destinado à OPV, um lote representativo de até 5% do capital será reservado à aquisição por trabalhadores.

DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.