Parlamento aprova descontos na ex-SCUT

Parlamento aprova descontos na ex-SCUT
| Política
Porto Canal (AYS) com LUSA

O projeto apresentado pelo PS para a redução do valor das portagens nas antigas Scut A22, A23, A24 e A25 foi aprovado pelo Parlamento na manhã desta sexta-feira. O projeto ficou com o voto favorável do PS, PCP, BE, PEV e do PAN, com a abstenção do PSD e do CDS

Quatro anos depois das autoestradas terem sido portajadas, o debate decorreu com o deputado socialista João Paulo Correia a defender a redução das portagens: “é uma proposta responsável”, que “não põe em causa a consolidação orçamental” e “cumpre o compromisso eleitoral assumido pelo PS”.

Paulo Sá do PCP afirma que a política de direita “foi empobrecendo as populações do interior do país”.

E o antigo presidente da Comissão de Utentes da Via do Infante, João Vasconcelos refere que as portagens das ex-Scut são “imoralidade e injustiça”, porque aquelas vias “serviriam para colmatar a falta de alternativas”.

Do lado do CDS-PP, Hélder Amaral acusou o PS de ter criado as Scut e de ser o responsável pela cobrança das portagens, afirmando que foi o “pior negócio e o mais ruinoso para o Estado em termos de portagens”.

Numa discussão acessa, João Luís Ferreira (PEV) respondeu a Hélder Amaral, afirmando que “quem pôs os pórticos a funcionar foi o Governo PSD/CDS-PP”: “Se era injusto, não os punham o funcionar. Era simples”.

O deputados do PSD Luís Leite Ramos rejeitou as responsabilidade na cobrança dos pórticos “Deviam ter vergonha quando não reconhecem que foram vocês que deixaram as dívidas ao país”, disse, dirigindo-se à bancada socialista.

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.