Bloco de Esquerda volta a ter líder único

Bloco de Esquerda volta a ter líder único
| Política
Porto Canal (AYS)

Quatro anos depois da saída de Francisco Louçã, o BE voltará a ter apenas um coordenador. Catarina Martins deixará de ser porta voz do partido assumindo-se como único líder depois da X Convenção a 25 e 26 de junho.

Esta é uma decisão que apenas será colocada no papel já que prática Catarina Martins já era líder do partido.

Conforme apurado pela Lusa, um dos motivos que leva à reunião, é de que a comissão permanente de seis elementos criada para ajudar o partido a ultrapassar a crise que enfrentava, deverá desaparecer.

“Força da esperança - o Bloco à conquista da maioria”, das duas concorrentes maioritárias: Plataforma Unitária de Catarina, Pedro Soares e Jorge Costa, e a Esquerda Alternativa de Pedro Filipe Soares, Joana Mortágua e Mariana Aiveca e ainda a antiga moção B “Refundar o Bloco” dão a entender o que vai acontecer na convenção.

Na moção de oito página pode ler-se que “os órgãos nacionais do Bloco de Esquerda, em todos os níveis, assumem a representação proporcional das orientações sufragadas”. A moção refere ainda que a Comissão Política "elege um secretariado responsável entre as reuniões da CP e é coordenada pelo/a dirigente que encabeça a lista mais votada à Mesa Nacional.”

Ou seja, Catarina vai assumir a coordenação do BE.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.