Pires de Lima "preocupado" com sustentabilidade do setor da restauração

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 out (Lusa) - O ministro da Economia evitou hoje expressar a sua opinião, na condição de governante, sobre a eventual descida do IVA na restauração, admitindo, ainda assim, que está preocupado com a sustentabilidade do setor.

"Eu estou preocupado com a sustentabilidade do setor. Desde que cheguei com esta equipa ao Governo temos tentado dar a máxima seriedade à discussão" sobre uma possível redução do IVA na restauração, afirmou Pires de Lima.

O governante assegurou que o Executivo tem travado uma "discussão objetiva e orçamental" sobre a questão, até porque "esta matéria impõe escolhas complicadas e tem um impacto orçamental não negligenciável".

Antes de chegar ao Governo, há poucos meses, Pires de Lima tinha classificado a descida do IVA na restauração como uma medida de inteligência fiscal.

"Sou coerente com as posições que assumi no passado, mas também sou leal" ao Governo, afirmou o ministro, no decorrer da sua audição na comissão de economia e obras públicas, no Parlamento.

Noutro ponto da sua intervenção, Pires de Lima sublinhou que "para se poder reduzir impostos, é preciso primeiro reduzir a despesa pública e consolidar as contas públicas".

E frisou que não irá falar mais sobre o IVA aplicado na restauração "enquanto esta matéria não estiver fechada em Conselho de Ministros".

DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.