GNR detecta origem de descarga de águas residuais em rio de Ponte de Lima

GNR detecta origem de descarga de águas residuais em rio de Ponte de Lima
| Norte
Porto Canal

A GNR anunciou hoje o levantamento de uma contraordenação por descarga de águas residuais para o rio Labruja, em Ponte de Lima, a partir de uma empresa de granitos.

Fonte daquela força policial disse à agência Lusa que a situação foi detetada por populares ao final da tarde de quinta-feira, junto ao Arco da Geia, na freguesia de Arcozelo, quando o rio Labruja apresentava um "sedimento branco no fundo do seu leito".

A situação foi confirmada no local pelos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

"Seguindo o seu rasto, para montante, verificaram que o mesmo tinha origem em lamas de corte de pedra granítica que chegavam ao rio através de um afluente da sua margem direita", explicou a mesma fonte.

Confirmada a proveniência deste foco de descarga, originado por uma "ação de transferência de lamas de um depósito para outro", de uma empresa de granitos, a GNR explicou que "irá ser elaborado o competente auto de contraordenação, por rejeição de águas residuais para domínio hídrico".

Este auto, explicou ainda a fonte, será posteriormente remetido para Agência Portuguesa do Ambiente, entidade competente nesta matéria.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.