Portugueses vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro mais do que triplicaram

Portugueses vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro mais do que triplicaram
| País
Porto Canal com Lusa

O número de portugueses suspeitos de terem sido vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro mais do que triplicou em 2015 face a 2014, tendo sido sinalizados 58 casos, segundo o Observatório do Tráfico de Seres humanos (OTSH).

O relatório de 2015 do OTSH indica que, em 2015, foram sinalizados 58 portugueses presumíveis vítimas de tráfico de seres humanos no estrangeiro, mais 43 do que em 2014.

O documento dá conta que, do total de casos, dois dizem respeito a menores, não especificando quantas situações de tráfico de seres humanos de portugueses no estrangeiro foram confirmadas, uma vez que são dados protegidos "por segredo estatístico".

De acordo com o OTSH, a maior parte dos portugueses no estrangeiro é vítima de exploração laboral (48 casos sinalizados), nomeadamente no setor agrícola.

À semelhança de anos anteriores, o principal país de destino sinalizado é Espanha (45), nomeadamente a região de Navarra, em tráfico laboral na agricultura, setor que segundo dados do Ministério Interior espanhol, agregou 28 por ceto do total das 134 vítimas de exploração laboral identificadas em Espanha em 2015, indica o OTSH.

O documento daquele organismo do Ministério da Administração Interna (MAI) refere que estão protegidas por segredo estatístico situações suspeitas de tráfico para fins de adoção, tráfico para fins de exploração sexual e outras formas.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.