Ministra da Administração Interna e Oficiais de Comando da GNR em conflito

Ministra da Administração Interna e Oficiais de Comando da GNR em conflito
| Política
Porto Canal (AYS)

Constança Urbano de Sousa propôs promover a General, coronéis com dois anos de curso em vez dos cinco anos obrigatórios da Academia Militar. O Comando Geral da GNR mostra-se contra esta proposta.

Os oficiais de topo leram a proposta de estatuto da ministra promovendo a General, coronéis oficiais com curso de formação (CFO) de apenas dois anos em vez dos cinco obrigatórios; limitar a três anos a permanência dos altos quadros do Exército e condicionar a sua saída até 2020.

75% dos oficiais da GNR, compostos pelos formados pela Academia Militar, estão contra esta proposta.

Em declarações ao DN, os oficiais formados pela academia revelam que a ministra desvaloriza a tensão e trata-se de “uma mera proposta de disposição transitória, proposta esta que ainda não está consolidada”.

Constança sublinha que “o objetivo é apenas que possam ser nomeados para o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) oficiais do posto de Coronel que sejam titulares do grau de mestre ou licenciatura pré-bolonha e preencham as restantes condições gerais e especiais de promoção”.

Em apoio à Ministra, Albano Pereira, antigo chefe de Investigação Criminal da GNR sugere: “leiam a Constituição da República Portuguesa, no que diz respeito à igualdade de oportunidades e à não discriminação".

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS, PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.