Pires de Lima assume "obsessão" com saída da 'troika' em Junho de 2014

Pires de Lima assume "obsessão" com saída da 'troika' em Junho de 2014
| Economia
Porto Canal

O cumprimento da data prevista para o fim do programa de assistência internacional a Portugal é uma "obsessão" do Governo, afirmou hoje o ministro da Economia, realçando que isso implicará uma diminuição do risco que possibilitará atrair mais investimento.

"Temos uma obsessão, que é terminar este programa de assistência económico e financeiro o mais rapidamente possível", afirmou o governante na comissão de economia e obras públicas, no Parlamento, apontando para junho de 2014.

Segundo Pires de Lima, a intervenção externa "representa uma limitação objetiva à economia" portuguesa, já que, com a saída da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetária Internacional) haverá uma "diminuição do risco, que tornará mais fácil atrair investimento externo".

Além desta "obsessão", como o próprio qualificou, o ministro da Economia disse o que gabinete que tutela tem ainda duas prioridades.

A primeira está ligada ao crescimento económico, com o enfoque nas exportações, no incremento do consumo interno, e a segunda é "proteger os sinais positivos da atividade económica".

Quanto à última, Pires de Lima reconheceu que "não é fácil" consegui-lo, sobretudo, devido às "metas agressivas de consolidação orçamental".

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.