Escritor Paul Auster afirma que a direita norte-americana está a destruir os EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Montreal, Canadá, 04 mai (Lusa) -- O escritor norte-americano Paul Auster afirmou numa entrevista que a direita dos Estados Unidos "está a destruir o país" e que o presidente Barack Obama vai fazer muita falta quando deixar a Casa Branca em janeiro de 2017.

"Mesmo com um presidente democrata, esta ala direita está a destruir o meu país", afirmou o escritor norte-americano, numa entrevista ao diário canadiano La Presse, hoje publicada.

"Estão a acabar com a noção de uma sociedade comum em benefício de indivíduos que lutam pelos seus próprios interesses. É muito triste", disse Paul Auster, que deverá publicar no início do próximo ano um novo romance, escrito durante três anos.

Na mesma entrevista, Auster confessou que não irá votar em Bernie Sanders, o rival da candidata favorita à nomeação democrata, a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton.

"Gosto de Bernie Sanders, mas dececionou-me muito. As suas intervenções não são mais que ataques. Ele só expressa o sofrimento da população, que é legítimo, mas é o que faz Donald Trump [favorito à nomeação republicana] no campo oposto", explicou.

Em relação a Trump, o escritor afirmou que o multibilionário "é um cruzamento entre Berlusconi [ex-primeiro-ministro italiano] e Mussolini [antigo ditador italiano]. Ambos perigosos e assustadores".

"Se ele é o candidato dos republicanos, vai ser um desastre para o partido que vai precisar de uma reforma profunda", reforçou.

Para Paul Auster, Obama é "claramente o melhor" de todos os presidentes que conheceu, que "manteve a dignidade" perante os "ataques constantes" e "racistas" da direita norte-americana desde que chegou ao poder.

As eleições presidenciais norte-americanas estão agendadas para 08 de novembro deste ano.

SCA // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.