Um ano de prisão para pai que escreveu "mártir" na sepultura de filho 'jihadista'

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tunes, 04 mai (Lusa) -- Um tribunal tunisino condenou a um ano de prisão um pai que escreveu a palavra "mártir" na sepultura do filho, morto a tiro pelas forças tunisinas em 2014 e considerado um dos 'jihadistas' mais perigosos do norte de África.

Segundo divulgou hoje o diário local Al Chouruk, Taieb Gadhgadhi, pai de Kamel Gadhgadhi, foi considerado culpado de enaltecimento ao terrorismo.

Kamel Gadhgadhi foi morto a tiro pelas forças de segurança da Tunísia a 04 de fevereiro de 2014 durante uma operação do exército na localidade costeira de Raoued, nos arredores da capital tunisina de Tunes.

Durante a operação, outros seis suspeitos perderam a vida.

Aluno brilhante, Kamel Gadhgadhi foi expulso dos Estados Unidos, onde estava a estudar, após os atentados de 11 de setembro de 2001 por alegadas ligações a grupos extremistas.

Segundo os serviços de informações tunisinos, Kamel Gadhgadhi regressou a Tunes e juntou-se a grupos radicais.

Após a revolta popular de 2011, que ditou a queda do regime de Zinedine al Abidine Ben Ali e que lançou a chamada Primavera Árabe, Kamel Gadhgadhi integrou as fileiras dos comandos 'jihadistas'.

A polícia associou-o aos assassínios, em 2013, dos políticos tunisinos Chokri Belaid e Mohamed Brahmi, e a ações de combate nas montanhas de Chambo, uma zona fronteiriça com a Argélia que foi transformada num local de reunião e num centro de formação para 'jihadistas' oriundos do norte de África.

SCA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.