Autarcas e dirigentes partidários concordam na importância do Túnel do Marão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 02 mai (Lusa) -- Autarcas e dirigentes partidários concordam na importância do Túnel do Marão para Trás-os-Montes e o Douro, uma obra emblemática que vai reforçar a segurança rodoviária e atrair investimento, mas prometem estar atentos ao desafio do despovoamento.

"Esta infraestrutura acabará com a barreira mítica do Marão, uma barreira que era física mas também era muito psicológica", afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

O autarca recordou que o Itinerário Principal 4 (IP4) "é uma estrada com índices de mortalidade elevados, algo insegura".

Esta abertura trará, na sua opinião, "novas oportunidades, uma grande aproximação de Vila Real ao Porto, ao litoral, será um grande instrumento ao serviço do desenvolvimento da região de Trás-os-Montes e Alto Douro".

Para Francisco Lopes (PSD), presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e da Câmara de Lamego, a abertura do túnel ao trânsito "terá um impacto imenso" na região, encurtando a distância do "centro nevrálgico da Região Demarcada do Douro" ao aeroporto Francisco Sá Carneiro e à cidade do Porto

Realçou, porém, a existência de "um problema grave" com o túnel que "é onerado pelo custo das portagens", admitindo contudo que "este tipo de projetos tem custos elevados e terão que ser suportados por todos".

O deputado social-democrata e presidente da concelhia do PSD de Vila Real, Luís Ramos, disse à Lusa que o túnel é uma "obra emblemática e ao mesmo tempo um grande desafio".

"Emblemática porque se rompe uma barreira. Não é que a cidade e a região estivessem isoladas do litoral, mas naturalmente que o túnel melhora a acessibilidade e a proximidade ao porto e ao litoral", salientou.

E continuou: "um desafio grande porque as estradas e sobretudo as autoestradas tanto trazem como levam".

"E se não houver por parte dos agentes locais e regionais, as autarquias, as associações empresariais e os próprios empresários uma estratégia concertada e ambiciosa, o risco de não aproveitarmos esta oportunidade é grande", sustentou o parlamentar.

Francisco Rocha, deputado socialista e presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real, defendeu que o impacto do Túnel do Marão "será sempre positivo".

"A facilidade de mobilidade oferecida por esta nova via, implicará que toda a região, a partir desse momento, poderá desfrutar de outras condições que a façam progredir em termos de atração de investimento, da criação de emprego e também de fixar população, olhando como oportunidade um mercado ibérico que passa a estar bem mais acessível", salientou.

No entanto, quanto aos receios de que a autoestrada possa contribuir também para o despovoamento ou desertificação do interior, o parlamentar frisou que a resposta a "esta questão só poderá ser dada daqui a 10 anos".

"E está nas mãos de todos os agentes económicos e sociais da região, não deixando de incluir o poder político autárquico e central. Existem ameaças e oportunidades que devemos encarar com coragem, mas acima de tudo, com sentido estratégico", sublinhou.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.