'Já há luz ao fundo do Túnel'. Túnel do Marão inaugurado sábado e abre ao tráfego às 00:00 de domingo

'Já há luz ao fundo do Túnel'. Túnel do Marão inaugurado sábado e abre ao tráfego às 00:00 de domingo
| Norte
Porto Canal

O primeiro-ministro, António Costa, inaugura sábado a Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, anunciou hoje o ministério do Planeamento e Infraestruturas.

Fonte do ministério disse à agência que a nova autoestrada abre ao tráfego às 00:00 de domingo.

A Autoestrada do Marão possui 26 quilómetros, quase seis por túnel, começou a ser construída em 2009 e, depois de três paragens, é inaugurada no sábado numa cerimónia que será presidida pelo primeiro-ministro, com a presença de vários elementos do Governo, entre os quais o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

A festa de inauguração realiza-se sábado à tarde, com a comitiva a entrar no túnel pelo lado de Amarante e os discursos a terem lugar do lado de Vila Real.

Durante a manhã realiza-se uma caminhada solidária e ainda um passeio de carros antigos, um programa que está a ser organizado pelas câmaras de Vila Real e de Amarante.

Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), toda a autoestrada representa um investimento de cerca de 270 milhões de euros.

Concluir o túnel custou 88 milhões de euros, dos quais cerca de 17 milhões de euros foram reservados para os equipamentos de segurança.

A Autoestrada do Marão está construída cerca de 200 metros abaixo do Itinerário Principal 4 (IP4), precisamente na zona da serra onde é mais usual nevar e concentrar-se o nevoeiro e, por isso mesmo, apresenta-se como uma alternativa mais segura e rápida, permitindo encurtar a viagem para o litoral em cerca de 20 minutos.

A velocidade máxima pela travessia do Marão é 100 quilómetros hora e a altura máxima permitida para os veículos é de cinco metros.

Percorrer esta nova via vai custar 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) e 4,90 euros (classe 4).

Nos últimos dias têm-se multiplicado as posições em defesa da abolição de portagens nesta autoestrada, nomeadamente por parte da Comissão de Utentes da A4, bem como pelo Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) e o Bloco de Esquerda.

O túnel e as variantes de Bragança e Vila Real eram os únicos troços portajados nos contratos das empreitadas das autoestradas do Marão e Transmontana, que liga Vila Real a Bragança

+ notícias: Norte

Atualização do despiste seguido de capotamento na A3 junto a Barcelos 

Um veículo ligeiro despistou-se e capotou na A3, na zona de Lama, em Barcelos. O sinistro, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, causou um ferido leve que recusou ser transportado para o hospital. A situação está a ser normalizada, estando os meios no local neste momento a proceder à limpeza de via.

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.