Nuno Amado diz que BCP não pediu 'banco mau' e que não faz sentido

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 mai (Lusa) - O presidente do BCP disse hoje que considera que "não faz sentido" a criação neste momento de um veículo para resolver o problema do crédito malparado, o vulgo 'banco mau', mas não afastou a participação num mecanismo desse tipo.

"O 'banco mau' não é ideia do BCP, não pedimos, não achamos que faça sentido utilizar", disse hoje em conferência de imprensa Nuno Amado, quando questionado pelos jornalistas sobre esse tema.

Ainda assim, afirmou o responsável, caso o veículo avance o banco irá "analisar e tomar as decisões em conformidade".

Nuno Amado considerou que o importante era ser reduzido o tempo que em Portugal demoram os processos de recuperação de empresas, considerando que isso - sim - teria um impacto positivo nos balanços dos bancos.

"O tempo recuperatório é em Portugal muito mais longo que em qualquer país do euro. Era importante mudar para a regeneração da economia e dos balanços dos bancos", afirmou.

Também sobre a questão do chamado 'banco mau', o presidente do BPI, Fernando Ulrich, disse em abril que o seu banco tem interesse num mecanismo desse tipo, mas acrescentou que o BPI quererá participar num eventual esquema para retirar ativos 'tóxicos' do balanço dos bancos se isso lhe der "benefícios".

Este tema veio para a ordem no dia, depois de em abril o primeiro-ministro, António Costa, ter defendido, em entrevista, que é "útil para o país encontrar um veículo de resolução do crédito malparado de forma a libertar o sistema financeiro de um ónus que dificulta" o financiamento da economia.

Os bancos portugueses tinham em fevereiro 17.984 milhões de euros em crédito malparado, mais 275 milhões de euros do que no mês de janeiro, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal.

IM/DN// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.