Marcelo recebe líderes parlamentares em privado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 mai (Lusa) - O Presidente português vai receber durante a sua visita de Estado a Moçambique, em privado, os líderes parlamentares da Frelimo, no poder, e dos partidos da oposição Renamo e MDM, confirmou à Lusa fonte de Belém.

A notícia de que Marcelo Rebelo de Sousa vai ter encontros com representantes dos três maiores partidos moçambicanos foi avançada pelo semanário Expresso, no sábado.

O Presidente português vai estar em Moçambique entre terça e sexta-feira, na sua primeira grande visita de Estado.

O chefe de Estado português receberá, em três encontros, as líderes parlamentares da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), Margarida Talapa, e da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Ivone Soares - que é sobrinha do presidente deste partido, Afonso Dhlakama -, e o líder parlamentar do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), Lutero Simango.

De acordo com fonte da Presidência, que não adiantou a hora nem o local dos encontros, estes foram pedidos pelos representantes daquelas forças políticas moçambicanas com assento parlamentar.

O chefe de Estado português vai ser recebido pela presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, na quinta-feira de manhã.

Neste período, não decorrem sessões no parlamento moçambicano.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".