Troco quatro sedes vazias no Porto pela do próximo COMPETE afirma líder da CCDR-N

Troco quatro sedes vazias no Porto pela do próximo COMPETE afirma líder da CCDR-N
| Economia
Porto Canal

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) reivindicou hoje a sede do próximo Programa Operacional de apoio à Competitividade, trocando por essa as "quatro sedes vazias" que há no Porto.

Durante o encerramento das IV Jornadas entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e Serralves, o presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, ecoou de forma clara um apelo que já havia feito aquando da tomada de posse: "Troco de bom grado as quatro sedes vazias no Porto de institutos públicos pela sede do próximo Programa Operacional de apoio à Competitividade".

"Ser consequente em matéria de política de competitividade significa tomar opções concretas como localizar numa região o próximo Programa Operacional Fatores de Competitividade. Esta é que é a verdadeira reforma do Estado", declarou o dirigente da CCDR-N, salientando não acreditar que "um projeto gerido a 300 quilómetros seja mais bem gerido do que aqui".

Emídio Gomes, que tomou posse em agosto e não escondeu pensar que o Porto "é o melhor sítio do mundo para se viver", referiu que a "reindustrialização da economia portuguesa não se fará em regiões sem indústria e sem qualificações" pelo que "a solução dos problemas do país passa, de forma determinante, pelas regiões do Norte e do Centro, capitais das Pequenas e Médias Empresas".

Para o presidente da CCDR-N, o acordo de parceria para os fundos europeus estruturais e de investimento, a ser negociado neste momento, deve integrar cinco princípios: o reforço da dotação financeira dos programas operacionais regionais face às atuais dotações, uma agenda de competitividade e de qualificações no programa operacional regional, uma "estratégia de especialização inteligente" de base regional, uma estruturação regional dos programas operacionais temáticos nacionais e a adoção de "Intervenções Territoriais Integradas".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.