Oposição em Viana contesta localização de novo hotel de 5 ME

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 28 abr (Lusa) - Os vereadores do PSD e da CDU na Câmara de Viana do Castelo contestaram hoje a localização do novo hotel que vai abrir em 2017, sublinhando, no entanto, a "importância" do investimento de cinco milhões de euros.

"Não somos contra o empreendimento se fosse instalado noutra zona. Naquele local não, devido ao impacto ambiental e por cortar, definitivamente, o acesso público à praia do Cabedelo", afirmou, questionado pela Lusa, o vereador do PSD Marques Franco.

No mesmo sentido, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, condenou a concessão, pela autarquia, dos terrenos na frente marítima de Darque, na margem esquerda do rio Lima, onde a unidade de quatro estrelas vai começar a ser construída a partir de segunda-feira, para estar concluída em abril de 2017.

"Aquele investimento, naquele local, é errado por ser numa zona muito sensível, muito próxima das dunas. Além disso, é um espaço público que era utilizado por moradores e visitantes. É um dos poucos espaços verdes que resta no Cabedelo, e que estava acessível à população", sublinhou a vereadora comunista.

Em maio de 2015, os dois partidos da oposição votaram contra a concessão daqueles terrenos para o fim em causa e, em dezembro do mesmo ano, rejeitaram a isenção do pagamento do Imposto Municipal de Transações (IMT), estimado em 50 mil euros, atribuída pela maioria socialista na autarquia.

O empreendimento turístico, hoje apresentado publicamente vai criar 27 postos de trabalho diretos.

O promotor, José Sampaio adiantou que o hotel, que irá chamar-se FeelViana, é "diferenciador" por ser "especificamente vocacionado para a venda de pacotes de férias semanais com atividades desportivas incluídas".

A nova unidade é, segundo o promotor, "o primeiro hotel em Portugal vocacionado para o turismo ativo e de bem-estar que vai aproveitar as condições naturais que Viana do Castelo oferece para a prática de desportos ligados ao mar".

Além de estabelecer parcerias com empresas locais que trabalham na área dos desportos náuticos, criando pacotes de férias ligados a este conceito, o responsável adiantou que o novo hotel vai utilizar os centros de remos, vela, surf e canoagem, já existentes na cidade.

Com uma implantação total de 4.800 metros quadrados, o hotel, que vai ocupar cerca de 28% daquela área, "também é diferenciador", sublinhou o empresário, "pelas soluções construtivas" previstas no projeto.

José Sampaio garantiu que a "sensibilidade ambiental" da zona "determinou a escolha de "materiais amigos do ambiente".

O arquiteto Carlos Castanheira especificou que a unidade será construída com "madeira, muita madeira, algum vidro e um pouco de cobre", para que no final da obra "pareça tudo como antes, de acordo com o local, o ambiente e a natureza".

Com 46 quartos e nove bungalows, o projeto vai convidar à prática de desportos e de férias em família, incluindo um centro de atividades 'outdoor', um 'kid's club', um espaço Spa, bem como um restaurante.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.