Valongo duplica verba do Orçamento Participativo Jovem pelo terceiro ano consecutivo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 28 abr (Lusa) - A câmara de Valongo decidiu duplicar a dotação do Orçamento Participativo Jovem, avançou hoje o presidente José Manuel Ribeiro, acreditando que este instrumento "ajuda a estimular uma cidadania mais ativa e mais vibrante".

Na primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV), em 2014, a verba atribuída ao projeto vencedor foi de 10 mil euros, mas a autarquia tem vindo a duplicar o orçamento de ano para ano, pelo que em 2017 o montante será de 80.000 euros.

"Começámos este instrumento com poucos recursos mas temos estado a dobrar de ano para ano de forma a ir acomodando o valor no orçamento municipal. Não significa que vai ser dobrado sempre mas chegará uma altura em que o montante se poderá considerar o adequado", referiu o presidente da câmara de Valongo, distrito do Porto.

José Manuel Ribeiro explicou que "é essencial que exista capacidade para executar os projetos vencedores" e recordou também as "restrições orçamentais" da autarquia, daí que a duplicação do valor atribuído ao OPJV esteja a ser "medida ano a ano".

Este é um projeto dedicado a jovens dos 06 aos 35 anos de idade, que tem como objetivo facilitar o envolvimento da comunidade, não só a escolar como sublinhou José Manuel Ribeiro porque "acaba por envolver pais, avós e até vizinhos", de uma forma "mais construtiva e participada".

Nas notas da autarquia sobre o OPJV lê-se que em causa está a "criação de um pensamento dinâmico e crítico, permitindo não só que apresentem ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem".

"Apostamos muito na pedagogia, a forma como as pessoas escolhem. Esta medida tem uma componente não só de participação, mas também cívico-política. Os orçamentos participativos ajudam a estimular uma cidadania mais ativa e mais vibrante", acrescenta o presidente da câmara.

O autarca vincou, ainda, que as apresentações dos autores dos projetos candidatos estarão disponíveis na Internet com antecedência face ao período de votação para poderem ser vistos pelo máximo de pessoas possível.

Valongo criou uma plataforma eletrónica que conta já com quase 3.000 pessoas inscritas, somando-se a votação presencial também disponível com voto em braile para pessoas invisuais.

Hoje foram inauguradas as duas obras que resultaram da segunda edição do OPJV, ou seja as premiadas em 2015, de um total de 37 candidaturas.

O projeto "Brincar sem me molhar", na Escola Básica da Retorta, consiste na recuperação e transformação dos logradouros num recreio coberto.

Já a "Quinta do Saber", na Escola Básica da Azenha, consiste na transformação do recreio num jogo da Glória.

Atualmente está em curso a terceira edição do OPJV e, de acordo com informação camarária, destacam-se três novidades: a duplicação da verba face ao ano anterior, ou seja 40.000 euros, duas categorias de projetos (escolares e concelhios) e a criação da plataforma 'online' para submissão e votação de propostas.

Portanto serão quatro os projetos premiados e a câmara registou 53 candidaturas.

Em 2017 serão oito os projetos premiados e a verba geral de 80.000 euros.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.