PSP do Porto apreende mais de quatro toneladas de cobre furtado

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 10 out (Lusa) -- A PSP do Porto anunciou hoje a detenção de mais três indivíduos suspeitos de furto e recetação de cobre, tendo apreendido mais de quatro mil quilos daquele metal que terá sido extraído de cabos elétricos e de telecomunicações.

Durante a operação, a PSP deteve três homens (de 33, 35 e 42 anos de idade) e apreendeu 4.570 quilos de cobre, 43 sinais reguladores de trânsito, um veículo automóvel, uma arma de fogo, 24 munições, 18 soqueiras em metal, equipamentos usados para limpeza e processamento de cobre e documentação.

A operação, levada a cabo na quarta-feira pela Divisão de Investigação Criminal e pela Força Destacada da Unidade Especial de Polícia, contemplou três buscas não domiciliárias a operadores de gestão de resíduos e cinco buscas domiciliárias nas áreas da Maia e Chaves.

Em comunicado, a PSP explica que as investigações foram desenvolvidas por suspeita da prática dos crimes de furto e recetação de cobre subtraído de infraestruturas de distribuição de energia elétrica, infraestruturas de telecomunicações, painéis informativos colocados junto da rede de circulação rodoviária, edifícios e armazéns localizados nas zonas norte e centro do país.

Os suspeitos são presentes ainda hoje ao Ministério Público, junto do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Já na terça-feira a PSP do Porto deteve um grupo constituído por três homens e uma mulher que se dedicava a furtos, tráfico de droga e recetação de cobre.

Das buscas resultaram a apreensão de mais de uma tonelada de cobre (sem plástico envolvente para aumentar o seu valor comercial), um automóvel, equipamentos e ferramentas e cocaína e heroína "suficientes para", respetivamente, "cerca de 600 e 60 doses individuais".

No âmbito da investigação, a PSP já tinha detido 18 indivíduos, por suspeita de crimes de furto e recetação de cobre nas zonas norte e centro do país.

A PSP informa ainda ter detido, durante o período entre as 01:00 de quarta e as 07:00 de quinta-feira, três pessoas por condução sob efeito de álcool, uma por condução de veículo sem habilitação legal e seis por mandado,

LIL (JOP) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.