Projetos de Siza Vieira e Souto Moura em museus de Santo Tirso inaugurados em maio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santo Tirso, Porto, 27 abr (Lusa) - As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, são inauguradas a 21 de maio, sendo expectativa da câmara que "ajudem à projeção económica e cultural do concelho".

Em causa estão a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), que foi desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, enquanto o projeto do Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto Moura.

"A ideia é que potenciem ainda mais Santo Tirso na área cultural. A ideia é que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização económica do município aos mais variados níveis seja empresarial, turístico, ou simples lazer ou cultural", referiu hoje o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa possui coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, ora provenientes de trabalhos de escavação ora de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece.

Quanto ao MIEC, este após o 10.º Simpósio de Arte Pública que se realizou em outubro do ano passado, passou a ter 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis polos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

As obras estão a ser realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte a 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso, distrito do Porto.

Ambos vão ficar ligados por um serviço de atendimento e a empreitada será inaugurada a 21 de maio pelo primeiro-ministro António Costa.

Recentemente, num comunicado que dava conta da visita a Santo Tirso de 16 estudantes da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Sevilha, Espanha, a câmara apontava que o projeto dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura poderá proporcionar que o "número de visitas continue a crescer".

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetónico presentes na cidade", referia a nota.

Os museus ficam localizados no conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.