Conselho Nacional da CGTP decide hoje greve geral para junho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mai (Lusa) - O Conselho Nacional da CGTP reúne-se hoje, de emergência, para discutir a realização de uma greve geral, no final de junho, em defesa de eleições antecipadas e novas politicas para o país.

Fonte sindical disse à Lusa que a greve geral deverá realizar-se depois de todos os feriados de junho e provavelmente numa quinta-feira.

Se assim for, o dia 27 de junho será a data mais provável para a próxima greve geral, que poderá contar com a participação da UGT e de sindicatos independentes.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, confirmou que o "projeto de convergência de ação" será decidido no Conselho Nacional e o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, já admitiu a possibilidade de haver em junho uma "jornada de luta conjunta" tendo em conta a "situação que o país atravessa".

A UGT marcou para segunda-feira uma reunião do seu Secretariado Nacional e outra do Conselho Geral para discutir a situação económica e social do país e a possibilidade de participar numa greve geral com a CGTP.

Entretanto, as estruturas sindicais da administração pública afetas à UGT e à CGTP já chegaram a acordo para realizar uma greve conjunta no final de junho contra as novas medidas de austeridade.

RRA // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.