Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio e esperam um milhão de pessoas

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio e esperam um milhão de pessoas
| Norte
Porto Canal com Lusa

As festas do Senhor de Matosinhos começam dia 6 de maio e durante três semanas irão encher o centro da cidade com dança, fogo-de-artifício, artesanato, sardinha assada, música e cerca de um milhão de visitantes, antecipa a autarquia.

"O Senhor de Matosinhos é o maior cartaz que o concelho tem", assinalou hoje o vereador da Cultura Fernando Rocha segundo o qual no ano de 2015 terão passado pela festa cerca de um milhão de pessoas, um número que acredita voltar a ver este ano.

As comemorações com mais de 600 anos de história arrancam sexta-feira dia 06 de maio, dia em que também se inicia na cidade o programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico com um vídeo mapping na Câmara de Matosinhos, ou seja, com "uma grande projeção a 3D" na fachada dos Paços do Concelho acompanhada de música e bailado.

A primeira sexta-feira das festas é dia de inaugurar o encontro internacional LEV -- Literatura em Viagem, com uma sessão de José Pacheco Pereira, uma exposição de Gonçalo Cadilhe e uma Noite Revivalista pelas bandas Proud Credence e Country Joe.

No sábado 14 de maio será a vez do "grande fogo-de-artifício do senhor de Matosinhos, que todos os anos atrai mais de 100 mil pessoas", assinalou o autarca que promete novidades de caráter tecnológico para o espetáculo deste ano.

Terça-feira 17 de maio é dia do município e também da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos que será presidida pelo bispo do Porto que contará com as imagens do altar-mor recuperadas pela autarquia que para o efeito investiu 50 mil euros.

A música é sempre parte integrante das festas de Matosinhos que para além da habitual animação de rua terá este ano os concertos de Camané e Cuca Roseta (no dia 20), dos Mundo Secreto (no dia 21) e da Orquestra de Jazz de Matosinhos (no dia 27).

Este ano a câmara irá comparticipar com 100 mil euros o evento com um orçamento total superior 300 mil euros, explicou o vereador, lembrando que "a própria festa gera receita" para os muitos vendedores que irão ocupar a Avenida Dom Afonso Henriques e a Praça Guilhermina Suggia de 06 a 29 de maio.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.