Inflação homóloga abranda novamente em setembro para 0,1%

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 10 out (Lusa) - A taxa de inflação fixou-se nos 0,1% em setembro, em termos homólogos, menos 0,1 pontos percentuais do que em agosto, enquanto a variação média dos últimos 12 meses foi de 0,8%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a inflação apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,3% (variação nula no mês anterior).

Entre as classes com contribuições negativas para a variação homóloga da inflação, o INE destaca a dos transportes, com uma variação de -3,7%, "sobretudo devido ao contributo do subgrupo de combustíveis e lubrificantes", seguida da classe do vestuário e calçado, cuja variação negativa foi de 2,1%.

Nas classes com contribuições positivas, o instituto salienta a dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com uma variação homóloga de 1,9% em setembro, "sobretudo devido ao contributo do subgrupo da fruta fresca e frigorificada."

No que se refere à taxa de variação média dos últimos 12 meses, que recuou 0,2 pontos percentuais, para 0,8%, a "principal redução" aconteceu na classe da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis, com uma diminuição de 0,7 pontos percentuais, para 3,1%.

Em termos harmonizados, a variação média dos últimos 12 meses do IHPC diminuiu de 1,1% em agosto para 0,9% em setembro.

De acordo com o INE, em agosto esta taxa foi inferior em 0,7 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do euro.

Em setembro, com base na estimativa do Eurostat, a taxa de variação média dos últimos 12 meses do IHPC português foi inferior em 0,8 pontos percentuais à observada para os países pertencentes à área do euro.

Já a taxa de variação mensal da inflação fixou-se nos 0,6%, o que compara com os -0,7% de agosto e os 0,6% de setembro de 2012.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.