Taxa de desemprego em Portugal mantém-se como a 3.ª maior da OCDE em Agosto

Taxa de desemprego em Portugal mantém-se como a 3.ª maior da OCDE em Agosto
| Economia
Porto Canal

A taxa de desemprego em Portugal voltou a cair para os 16,5% em agosto, mas manteve-se como a terceira maior dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico para os quais existem dados disponíveis.

No conjunto dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego estabilizou nos 7,9%, assim como se manteve estável na União Europeia, onde permaneceu nos 10,9%. Na zona euro, a taxa de desemprego também estabilizou nos 12%.

O país com a taxa mais elevada foi Espanha, com 26,2%, mas tendo em conta o último mês da Grécia com dados disponíveis (junho) a taxa neste país situou-se nos 27,9%. Portugal surge logo depois com 16,5% (taxa que já tinha sido divulgada pelo Eurostat a 01 de outubro).

Na Alemanha, na Áustria, no Japão, no México, na Coreia do Sul, na Noruega e na Suíça o desemprego permaneceu abaixo dos 5,5%.

Nos EUA, a taxa de desemprego caiu em agosto para 7,3%.

Segundo a OCDE, no final de agosto havia 47,8 milhões de desempregados no conjunto dos países que compõem a organização (o mesmo nível face a julho, mas 13,1 milhões mais do que antes da crise).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.