Apicultores reúnem-se em Cerveira para analisar expansão da vespa asiática

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Cerveira, 10 out (Lusa) - Apicultores de todo o país vão analisar este mês, em Vila Nova de Cerveira, a presença da vespa asiática em Portugal, espécie que ameaça a produção de mel e cuja expansão é receada por estes profissionais.

Organizado pela Federação Nacional Apicultores de Portugal (FNAP), que reúne cerca de 40 associações de produtores de mel de todo o país, este encontro, agendado para 25 de outubro, surge numa altura em que a Proteção Civil confirma ter detetado, só este ano, 101 novos ninhos desta espécie invasora no Alto Minho.

Segundo João Casaca, técnico daquela federação, o objetivo do encontro é "partilhar conhecimentos e técnicas de combate" à progressão desta vespa predadora das abelhas nacionais.

"No curto e médio prazo vamos assistir à expansão territorial desta espécie, tal como acontece em todas as invasoras. Apenas as mudanças climáticas, com as diferenças entre o norte e o sul, poderão limitar essa expansão, dado tratar-se de um inseto que se reproduz bem e que não tem predadores", apontou o técnico da FNAP.

Na reunião de Vila Nova de Cerveira pretende-se dar a conhecer o problema a outros apicultores e técnicos, assim como formas de identificar e combater a presença da espécie, inclusivamente com a visita a um ninho de vespa velutina, também conhecida como "asiática", dada a sua origem.

Serão ainda partilhadas estratégias para minimizar os efeitos da predação desta vespa sobre as abelhas.

"Só no distrito de Viana do Castelo é que está identificada, oficialmente, a presença desta espécie invasora. Há relatos de apicultores de Braga, mas que ainda carecem de confirmação oficial", acrescentou João Casaca.

Trata-se de uma vespa maior e mais agressiva do que a espécie autóctone nacional e que foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, no ano de 2004.

Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final de 2012, com mais de uma centena de ninhos destruídos em Viana do Castelo nos últimos meses.

Os apicultores recordam que já existem em Portugal outras espécies de vespas predadores de abelhas, mas a presença da asiática, que se reproduz rapidamente e em grande escala, veio alterar a realidade.

"Estamos perante uma situação de desequilíbrio que nunca vimos até agora e haverá maior pressão sobre as populações de abelhas. Estamos preocupados, sobretudo porque ainda não sabemos o verdadeiro impacto no setor", apontou João Casaca.

A FNAP reclama ainda a "monitorização" da presença desta vespa no resto do país por parte das entidades oficiais nacionais, algo que, dizem os apicultores, não está a ser feito.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

Ílhavo lança concurso público para obras de saneamento

A Câmara de Ílhavo lançou um concurso público para a construção da rede de saneamento na Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.