Preços das casas em Portugal voltam a baixar mais que a média da UE

Preços das casas em Portugal voltam a baixar mais que a média da UE
| Economia
Porto Canal

O preço das habitações em Portugal diminuiu 4,6% no segundo trimestre, relativamente ao mesmo período de 2012, uma descida mais acentuada que aquelas verificadas na zona euro (-2,2%) e na União Europeia (-1,3%), revela hoje o Eurostat.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo gabinete de estatísticas comunitário, a descida homóloga (comparativamente ao segundo trimestre do ano anterior) registada em Portugal entre abril e junho deste ano foi a sexta mais acentuada entre os Estados-membros sobre os quais há dados disponíveis, mas ainda assim significativamente abaixo daquelas verificadas nos trimestres anteriores: nos primeiros três meses do ano, o recuo homólogo havia sido de 7,3%, no último trimestre de 2012 de 6%, e no terceiro trimestre de 2012 chegara aos 7,7%.

Neste segundo trimestre de 2012, as maiores descidas anuais dos preços das casas tiveram lugar na Croácia (-19,7%), Espanha (-10,6%) e Holanda (-7,5%), enquanto as maiores subidas comparativamente ao segundo trimestre de 2012 foram assinaladas na Letónia (+8,8%), Estónia (+8,1%) e Luxemburgo (+5,1%).

Comparando com o primeiro semestre deste ano, o preço das habitações registou ligeiras subidas, de 0,3% na zona euro e 0,4% na União Europeia, enquanto em Portugal o aumento chegou aos 0,9%.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.