Portugal Fashion lança concurso Bloom em busca de novos nomes da moda

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 10 out (Lusa) -- O concurso Bloom, lançado pelo Portugal Fashion com o objetivo de encontrar novos talentos na moda, recebendo os designers vencedores apoio financeiro, estratégico e acesso à passerelle de criadores emergentes, tem inscrições abertas até 08 de novembro.

Depois do projeto Aliança, o Portugal Fashion apresenta um concurso reformulado para dar uma oportunidade a jovens criadores de se afirmarem no mundo da moda.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pelo Espaço Bloom (plataforma de lançamento de novos talentos do Portugal Fashion), Miguel Flor, explicou que o concurso "está aberto para jovens entre os 18 e os 35 anos que residem em Portugal com formação académica na área da moda".

O designer adiantou que os interessados se apresentam a concurso com um dossiê, passando depois por várias fases diferentes de avaliação.

"De todas as candidaturas entregues, vamos selecionar 12 e vamos pedir aos designers dessas 12 seleções para fazerem um coordenado", explicou.

Os designers que cheguem a esta fase voltam a ser avaliados pelo júri, sendo também feita uma entrevista.

"Os oito finalistas vão a desfile na edição de março de 2014 do Portugal Fashion e serão escolhidos quatro vencedores que vão ser automaticamente apoiados pelo Portugal Fashion e com entrada direta para o Bloom", descreveu.

Cada um dos quatro criadores reconhecidos vai receber um incentivo financeiro de mil euros para criação e desenvolvimento dos respetivos trabalhos.

Miguel Flor disse ter uma elevada expectativa em termos de participantes deste concurso Bloom, tendo os vencedores garantida a apresentação da coleção no Espaço Bloom Portugal Fashion em outubro de 2014 e em março de 2015.

"A aposta em jovens criadores é, sem dúvida, um dos pilares da estratégia do Portugal Fashion. O projeto que a Associação Nacional de Jovens Empresários promove em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal quer ser, cada vez mais, um trampolim para talentos emergentes, de forma a renovar o panorama da moda nacional, a facilitar a integração de novos designers na cadeia de produção e distribuição", refere o comunicado da entidade.

A organização recorda que estes concursos para novos talentos tiveram início em 2004 e já foram responsáveis pelo lançamento no mercado de nomes como Filipe Trindade, Pedro Pinto, Diogo Miranda, Ivo Calado e, mais recentemente, Carla Pontes, João Melo Costa e Elionai Campos.

JF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.