Sindicato da Polícia recebe garantias do Governo em adequar legislação à função policial

| País
Porto Canal

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) disse hoje que o Governo manifestou “total abertura” para passar a reconhecer a especificidade da função policial, na nova lei geral do trabalho em funções públicas.

A ASPP esteve hoje reunida com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e com o secretário de Estado da Administração Pública, Helder Rosalino, para discutir a nova lei geral do trabalho em funções públicas, que vai entrar em vigor a 01 de janeiro de 2014.

O presidente da ASPP disse à agência Lusa que recebeu “garantias” dos dois membros do Governo de adequar a legislação à função policial.

Nesse sentido, a ASPP vai apresentar proposta ao Ministério da Administração Interna (MAI), para que a PSP passe para o regime que tinha antes de 2008.

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, adiantou que, após as alterações à atual lei, vai ser feita uma revisão do estatuto profissional da PSP para o “adequar às necessidades da polícia”, nomeadamente carreiras e horário de trabalho.

O presidente da ASPP considerou ainda “muito importante” que o secretário de Estado da Administração Pública estivesse presente na reunião, tendo em conta que é o responsável pela revisão da lei geral do trabalho em funções públicas.

Em setembro, no parlamento, Miguel Macedo afirmou que estava a tentar "tirar a Polícia do regime geral da função pública”, considerando que tal alteração “era positiva para o país e para a PSP”.

O ministro da Administração Interna recebe, entre hoje e quinta-feira, os vários sindicatos da PSP.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".