Caminha aprova protoloco que garante festival de Vilar de Mouros em agosto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Caminha, Viana do Castelo, 20 abr (Lusa) - A maioria socialista na Câmara de Caminha aprovou hoje um protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e com uma empresa sediada no concelho para a realização, em agosto, do mítico festival.

Em setembro de 2015, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves, tinha anunciado que a organização da edição 2016 do festival de Vilar de Mouros estaria a cargo de um consórcio liderado pela promotora Música no Coração.

A alteração ao protocolo inicial hoje aprovada com os votos contra da bancada do PSD atribui à Surprise & Expectation a missão de organizar o evento em agosto, nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

"Com a aprovação final deste protocolo que será enviado à Assembleia de Freguesia de Vilar de Mouros concluímos o processo administrativo que torna possível o regresso do Festival de Vilar de Mouros", afirmou à Lusa o autarca socialista.

"Passaram demasiados anos sem festival. Fomos todos vítimas da tacanhez daqueles que nunca gostaram do festival, que acabaram com ele e que agora votam contra o seu regresso. Começamos um caminho difícil mas entusiasmante que vai honrar a nossa terra", sublinhou Miguel.

Já os três vereadores do PSD na autarquia dizem-se "chocados" com as "?nuances' pouco claras que envolvem este protocolo".

"A empresa com quem vão assinar protocolo, tem sede em instalações do município, e nada foi aprovado em reunião de Câmara no sentido de cedência de instalações, como é obrigatório por lei. Desta forma, esta empresa está ilegalmente constituída", sustentam em comunicado enviado hoje à Lusa.

Acrescentam que a empresa "foi criada no dia 15 de abril, exatamente no mesmo dia em que foi enviada à oposição na autarquia a documentação com informação técnica e protocolo".

"À data de hoje, 20 de Março, a empresa ainda nem deu início de atividade nas Finanças e os proprietários desta empresa são duas pessoas de Lisboa que, de forma estranha constituem uma empresa no nosso concelho, em instalações do município, sem autorização prévia", frisam os vereadores do PSD.

"Esta pressa, esta falta de protocolo, esta empresa ilegalmente constituída num local que não lhe pertence, colide frontalmente com a postura do senhor presidente que em declarações à comunicação social diz que a organização do Vilar de Mouros está a decorrer da melhor forma, na tentativa de esconder a quantidade de incongruências que clivam em todo o processo", reforça o PSD de Caminha.

Esta semana, à Lusa, o autarca socialista adiantou que os nomes que integram o cartaz serão divulgados, "em breve e na totalidade", para os dois palcos, um deles gratuito, a instalar no recinto inicial do mais antigo festival português, fundado em 1971, considerado o "Woodstock" à portuguesa.

Em 2007, a um mês da sua realização, o festival foi cancelado por dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização e foi retomado em 2014, a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA). No final dessa edição, que marcou o relançamento do evento após um interregno de oito anos, aquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) anunciou o regresso, em 2015, nos dias 30, 31 de julho e 01 agosto, que viria a ser cancelada pela autarquia.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.