Perto de duas centenas de jovens participam em bienal de música luso-galaica

| País
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 20 abr (Lusa) - Perto de duas centenas de jovens da Galiza e do Norte de Portugal participam, nos dias 23 e 24, na quinta Mostra Musical do Eixo Atlântico, que este ano vai decorrer na localidade galega de Vilagarcía de Arousa.

Em comunicado, hoje o Eixo Atlântico, associação transfronteiriça que atualmente congrega as 38 maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, adiantou que os 198 jovens são estudantes de conservatórios de 19 cidades da eurorregião, sendo que a edição de 2016 da bienal de música irá homenagear o compositor e professor português Eurico Carrapatoso, natural de Mirandela.

A bienal de música vai decorrer no Auditório de Vilagarcía de Arousa, sendo que "nesta quinta edição cumpre uma década de existência sob este formato de âmbito transfronteiriço, visto que surgiu antes como a Mostra de Jovens Interpretes, um evento de caráter local promovido pela associação de pais da escola musical de Vilagarcia como forma de dar a conhecer e promover o talento dos alunos".

O presidente da Câmara de Vilagarcía de Arousa, Alberto Varela, citado naquela nota, destacou "o início da mostra, agradecendo aos promotores da iniciativa e ao então alcalde de Vilagarcía, Javier Gago, pela visão que teve para perceber o grande potencial que teria este evento e propor a sua organização através do Eixo Atlântico".

Já o Secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, também citado no comunicado, afirmou que o apoio da associação àquela mostra pretende "potenciar boas ideias que reúnem aspetos como a cultura, a educação e a promoção dos jovens intérpretes".

"Em apenas cinco edições, a Mostra Musical do Eixo Atlântico transformou-se numa referência da cultura musical em toda a Galiza e Norte de Portugal", frisou.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.